terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

É "inzame"?

Quem já caminhou em Salvador pelas imediações do Relógio de São Pedro pode ter recebido inesperadamente um panfleto pelo meio das fuças acompanhado por um grito preguiçoso (só se vê na Bahia):
-É 'inzame'? É 'inzame'? 'Inzame de vis-ta', Raio-Xi-is, Ultra-so-om.
Um desavisado não entende de primeira que elas estão tentando capturar captar clientes a procura de exames para novos óculos, dentaduras etc. Momento cultural à parte, vamos ao foco do post, pois esse foi só um parêntese para ilustrar o momento Tentante que vivemos agora:

É "inzame" pra caramba pra fazer!!!!
Na semana passada fui a uma consulta com a minha nova médica, que na ocasião disse que precisava me conhecer melhor. Bem, já vi alguém querer conhecer o outro por dentro, mas nunca de forma tão literal. Eu explico: além dos exames comuns a que nós, mulheres, somos submetidas em visitas periódicas às nossas gineco/obstetras, recebi nada menos que cinco (!) páginas de solicitações, sendo que apenas uma, uma única paginazinha, com um único exame, era pro futuro painho! E é só o começo, disse-me ela. É que essa primeira bateria corresponde aos exames básicos (coletados dos mais variados fluidos humanos e retratando diversos órgãos internos). A depender dos resultados, outros exames virão.

Então tá, uma coisa puxa a outra, é bom fazer uma visita ao cardiologista e ao endocrinologista pra fazer o check-up anual e ver a quantas andam a pressão arterial e a bendita tireóide, que deram um pouco de trabalho nos últimos anos (afinal, a futura mainha não quer passar pelos riscos de uma pré-eclâmpsia ou de um hipotireoidismo durante a gravidez, certo?).

Requisições a postos, mãos à obra:
  • 47 (!) exames de laboratório em 4 visitas;
  • 4 USG de variadas partes do corpo;
  • 1 RAIO-X de tórax;
  • 1 Ecodopplercardiograma;
  • 1 Ecocardiograma;
  • 1 Teste de Esforço Físico
Hum, acho que meu plano de saúde não vai gostar nada disso!!!

Destaque agora pro meu cardiologista, um homem com cerca de 50 anos, com uma barriga enooooorme, que, enquanto eu arfava corria na esteira para o teste de esforço físico, contava à auxiliar do consultório que ele mesmo comprou as carnes para a feijoada do fim-de-semana! E com que moral  este senhor me aconselhou, ao final da consulta, a fazer mais exercícios físicos e comer menos sal? Hein? Hein?

Pra finalizar, um video engraçado (e velhinho, concordo) sobre agulhadas: 



5 comentários:

  1. 120 exames, e nenhum mais constrangedor que o UNICO que terei de fazer...

    ResponderExcluir
  2. Será? Alguém mostre a ele por favor como fazer o papanicolau e a USG Indo...

    ResponderExcluir
  3. CREDO!!! ESSA É A PARTE MAIS CHATA, ATÉ MESMO MAIS CHATA QUE O PARTO...FAZER EXEMES NA MINHA HUMILDE OPINIÃO É UM PORRE!!!
    TUDO DARÁ CERTO NO FINAL...PACIÊNCIA E TREINAMENTO...RSRSRSRS.

    ResponderExcluir

E você, o que achou? Comente aqui:

Outbrain